quarta-feira, 27 de julho de 2016

História do SIBB - Seminário e Instituto Batista Bereiano


Com a permissão do nosso grande e maravilhoso Deus, o Seminário e Instituto Batista Bereiano neste ano de 2015 completou 65 anos. Louvamos a Deus por ter usado um homem que deixou sua marca de fé interessando-se na preparação de obreiros para a seara do Senhor, o Reverendo Carlos Mateus.

Em 7 de março de 1950 esse plano foi realizado. O Reverendo Carlos Mateus, missionário sob a Associação de Batistas para o Evangelismo Mundial fundou em São José de Mipibu/RN o Instituto Bíblico que hoje é conhecido como Seminário e Instituto Batista Bereiano. Junto com o Reverendo Carlos Mateus, o Reverendo Raul Costa serviu como professor. O Instituto contava com cinco alunos.

No seu terceiro ano, em 1952, a sede do Instituto foi mudada para a Lagoa do Bonfim, onde pensava-se, ficaria radicado permanentemente. Os problemas de transporte, porém, tornaram este local inviável, e depois de dois anos e meio o Instituto foi mudado para a cidade de Natal, onde ocupava primeiramente uma casa alugada na Av. Junqueira Aires e depois outra, na Av. Hermes da Fonseca.

Enquanto estava se desenvolvendo em Natal o educandário para os rapazes crentes, duas moças Missionárias em Mossoró, Dona Virgínia e Dona Frona, sentindo a necessidade de moças treinadas para o trabalho evangélico entre crianças e senhoras, começaram em 1952, mesmo em sua residência, o Instituto Batista Hefzibá, com o fim de preparar obreiras capazes.

Com o crescimento dos dois institutos, um em Natal e outro em Mossoró, foi resolvido que, como medida de poupança quanto às finanças, como também o tempo e esforços por parte dos professores, os dois educandários deveriam unir-se. Com este plano em vista, foi comprado em Natal um terreno amplo, onde dois prédios, duas residências e mais algumas dependências foram construídos.

Foi um dia festivo, aquele em 1957, quando foram inaugurados os novos prédios. A nova escola Bíblica agora tinha um nome: Seminário e Instituto Batista Bereiano.

Durante os anos o SIBB tem avançado na graça de Deus. Mesmo passando por diversas lutas, o Senhor tem livrado e continua usando homens de Deus para levar adiante essa maravilhosa obra de preparação de obreiros para a seara, como na preservação da Sã Doutrina. O SIBB tem caminhado sob a liderança de vários diretores, entre os quais lembramos o fundador, Carlos Mateus, que serviu até o Senhor o levar para o lar celestial em 1966. Lembramos do Reverendo Bill Branda, de Ralph Poulson, do Pr Charles Smith, como também do Pr Ricardo Mateus que foi diretor ativo até o ano de 2009. O contexto de vida do Pr Ricardo Mateus, é amor pela obra de Deus, amor em ensinar a Palavra de Deus e amor pelo Seminário, consequentemente reflexo de seu pai Carlos Mateus. Pensamos que, o que ouviu do seu pai, ficou em seu coração: “Estou pronto, evangelizem, levem avante o trabalho”.

Através da dedicação do Pr Ricardo Mateus, hoje, depois de 65 anos de fundação, a nova estrutura do SIBB, situada na Zona Norte de Natal, é maravilhosa, é uma bênção, um lugar especial, tranquilo para concentração nos estudos, além de uma vista maravilhosa.

Não existiria seminário sem alunos, e não existiria alunos sem que as igrejas os enviassem. O SIBB tem como principais colaboradores as igrejas, que vem ano após ano enviando alunos e apoiando o nosso seminário na confiança que demonstram no ensino deste. Nós Batistas Regulares, temos o privilégio de termos um seminário fundamentado nas Sagradas Escrituras. Lancem os olhos para a seara e vejam quão poucos ainda são os semeadores. Todos precisam perceber a necessidade que há de mais pastores, mais obreiros e missionários nos campos do mundo.

O SIBB existe para glorificar a Deus na preparação de pastores e obreiros, capacitando-os para servirem às igrejas locais. Pedimos vossas orações para a continuidade desta grande obra.

Pr. Almir Cocentino Junior
Diretor Geral

Fonte: SIBB - Seminário e Instituto Batista Beriano
http://goo.gl/oEuT9B
←  Postagem mais recente Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário

BÍBLIA DIGITAL